quinta-feira, 18 de março de 2010

Faça o que eu digo, não faça o que eu faço

Nós Professores todo ano trabalhamos, ao menos um pouco, sobre educação ambiental, sempre falamos as mesmas coisas e pronto, já estamos satisfeitos por achar que demos a nossa contribuição para um mundo melhor.
Mas nós costumamos cobrar atitudes ambientalmente corretas dos alunos, enquanto que nossas atitudes as vezes deixam a desejar, por exemplo:
- quase todo ano trocamos de carro, muitas vezes por um mais veloz e potente, que também polui mais, isso já se tornou costume entre os professores no começo do ano e vamos para escola sozinhos com nosso precioso automóvel, mesmo morando à alguns quarteirões da mesma, enquanto que nossos alunos vêm para a escola de bicicleta, a pé ou de carona, onde um pai leva vários alunos;
-também "adoramos" trabalhar com o reaproveitamento de sucata, mesmo que para fazer um atividade com este material tenhamos que gastar muito mais, tanto em material, quanto em dinheiro e tempo para que o acabento fique bonito;
-adoramos deixar as luzes da escola acesas, seja de noite ou seja de dia;
- não ligamos o mínimo para os catadores de recicláveis, quando separamos nosso lixo para os catadores, fazemos com um ar de superioridade e de piedade, até parece que nós os estamos ajudando e não eles que estão resolvendo o problema do nosso lixo;
-também gostamos de falar da importância da floresta, mas muitas de nossas escolas não têm se quer uma árvore, nem mesmo na calçada;
-coletor de material reciclável que na minha opinião deveria ter em toda a cidade, só é comprado e usado na escola quando o assunto se torna moda, depois quebrou, acabou.
É triste por que nós temos a consciência do mal que fazemos para o meio ambiente e nem assim mudamos nossos costumes, ou vícios, como podemos cobrar de uma criança que esta não jogue lixo no chão se talvez a sala dos professores esteje suja, como pediremos para que ela reaproveite os materiais descatáveis, se na sala dos professores é consumido dezenas de de copos descatáveis por dia, e só economizamos diante da dura de diretores, mesmo assim ficamos de cara feia.
Contudo, acredito que somos nós professores e funcionários das escolas que temos que ter mais humildade para aprender com pessoas que talvez não tenham tanto conhecimento e escolaridade ou que podem ser mais novas do que nós, no caso de nosssos alunos, mas que estão não só falando, mas tomando atitudes por um mundo melhor.
Só assim sairemos do famoso blá blá blá, para realmente tomar-mos atitudes ambientalmente corretas.

Um comentário:

  1. Concordo com vc o trabalho de professor/educador/reflexivo é de formiguinha e temos que ter perseverança para ver os resultados da real transformação na direção de um mundo melhor!

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