segunda-feira, 15 de março de 2010

MEIO AMBIENTE E RCNEI


Ao contrário dos Parâmetros Curriculares Nacionais onde o tema Meio Ambiente faz parte dos temas transversais, no Referencial Curricular Nacional Para a Educação Infantil temos o tema Natureza e Sociedade que faz parte do Conhecimento de Mundo assim como: Movimento, Música, Artes Visuais, Linguagem Oral e Escrita e Matemática.
A seguir temos a introdução e os objetivos que foram extraídos do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil , onde se inicia o aprendizado da criança sobre o Meio Ambiente.


NATUREZA E SOCIEDADE


Introdução


O mundo onde as crianças vivem se constitui em um conjunto de fenômenos naturais e sociais indissociáveis diante do qual elas se mostram curiosas e investigativas. Desde muito pequenas, pela interação com o meio natural e social no qual vivem, as crianças aprendem sobre o mundo, fazendo perguntas e procurando respostas as suas indagações e questões. Como integrantes de grupos socioculturais singulares, vivenciam experiências e interagem num contexto de conceitos, valores, idéias, objetos e representações sobre os mais diversos temas a que têm acesso na vida cotidiana, construindo um conjunto de conhecimentos sobre o mundo que as cerca.
Muitos são os temas pelos quais as crianças se interessam: pequenos animais, bichos de jardim, dinossauros, tempestades, tubarões, castelos, heróis, festas na cidade, programas de TV, notícias da atualidade, histórias de outros tempos etc. As vivências sociais, as histórias, os modos de vida, os lugares e o mundo natural são para as crianças parte de um todo integrado.
O eixo de trabalho denominado Natureza e Sociedade reúne temas pertinentes ao mundo social e natural. A intenção é que o trabalho ocorra de forma integrada, ao mesmo tempo em que são respeitadas as especificidades das fontes, abordagens e enfoques advindos dos diferentes campos das Ciências Humanas e Naturais.


Objetivos


Crianças de zero a três anos


A ação educativa deve se organizar para que as crianças, ao final dos três anos, tenham desenvolvido as seguintes capacidades:
-explorar o ambiente, para que possa se relacionar com pessoas, estabelecer contato com pequenos animais, com plantas e com objetos diversos, manifestando curiosidade e interesse;


Crianças de quatro a seis anos


Para esta fase, os objetivos relacionados para a faixa etária de zero a três anos deverão ser aprofundados e ampliados, garantindo-se, ainda, oportunidades para que as crianças sejam capazes de:
-interessar-se e demonstrar curiosidade pelo mundo social e natural, formulando perguntas, imaginando soluções para compreendê-lo, manifestando opiniões próprias sobre os acontecimentos, buscando informações e confrontando idéias;
-estabelecer algumas relações entre o modo de vida característico do seu grupo social e de outros grupos;
-estabelecer algumas relações entre o meio ambiente e as formas de vida que ali se estabelecem, valorizando sua importância para a preservação das espécies e para a qualidade de vida humana.

Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil vol. 3 Brasília MEC/SEF, 2002

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